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17/06/2021

Branding, o que é?

Branding,  o que é?

BRANDING  - O que é?

Branding consiste em técnicas e ações estratégicas alinhadas com o propósito, posicionamento e valores de uma marca, com o objetivo de torná-la mais forte e mais consolidada no mercado. É a construção passo a passo, de uma marca com uma personalidade reconhecida e admirada pelo público. O valor atribuído a uma marca através do branding, influencia a forma como o consumidor a vê, sente e age em relação a ela.

O Branding é responsável por diferenciar a sua marca das outras.

 

Porque é importante?

 

A globalização estimulou a competitividade no mundo empresarial. Atualmente as empresas lutam pelo posicionamento no mercado.

Todas as ações realizadas por uma marca, no sentido de construir uma personalidade de acordo com os valores da empresa, ajudarão os consumidores a criar uma ligação emocional com a marca.

São essas ligações criadas com o público, que garantem que o cliente, prefira a sua marca no momento de decisão de escolha, de um produto ou serviço.

Promover boas experiências com a marca, é essencial para a recomendação, que é uma das formas, mais importantes de conseguir novos clientes.

O Branding como estratégia de diferenciação para o seu negócio

•Qual o objetivo do Branding?

O objetivo do branding é criar ligações conscientes e inconscientes da marca com o seu público. Despertar emoções que o motivem a escolher a sua marca, produto ou serviço.

•Porque o Branding é importante?

É importante para que a sua marca tenha uma personalidade e propósito próprios. Isso fará com que o seu público a reconheça e se identifique com ela.

•Como fazer Branding?

Pode fazer Branding através da identidade visual, estratégias de comunicação, conteúdos e posicionamentos. Estas ações conciliadas tornarão a sua marca forte, reconhecida e diferenciada no mercado .  

Identidade Visual

A identidade visual criada para uma empresa, serve para que ela seja, facilmente reconhecida visualmente pelos seus consumidores.

Logótipo

O logótipo é o elemento gráfico que representa a marca. É um dos elementos mais facilmente gravados na mente do consumidor, logo a sua importância é gigante. A criação do logótipo, deve ter em conta o   Com o crescente uso das plataformas digitais, a criação do logótipo deve ter em muitíssima conta este aspeto. É igualmente importante que seja responsivo, para que possa ser corretamente visualizado em qualquer dispositivo.

Cores
A cor é especialmente importante na identidade visual, pois as cores conferem carácter ao logótipo e exercem uma influência decisiva não só visualmente, como psicologicamente. A psicologia por trás das cores é real e deve ser tida em conta, uma vez que pode fazer a diferença no resultado pretendido.

 Tipografia

A tipografia, desempenha um papel essencial na identidade visual de uma marca. Ela define o tipo de letras ou fontes utilizadas na representação da identidade visual. A tipografia é um diferencial que não deve ser subestimado. Decidir quais as fontes a usar na sua identidade visual, tem implicações sobre como a personalidade da sua marca será entendida e aceite.

Há um benefício real em escolher o tipo de letra certa e isso pode ser a diferença entre uma personalidade marcante e envolvente ou vulgar e maçadora.   

Lembre-se, que a tipografia é apenas um dos pilares para a construção de uma identidade visual. Para que seja uma identidade visual marcante e impactante, terá que trabalhar todas as ferramentas, logótipo, cores, tipografia, para conseguir que a imagem e a personalidade da sua marca se distinga no meio da multidão.

 Manual de Normas Gráficas

Tão importante como ter um logótipo impactante, é usá-lo de forma consistente. Isso aumentará a sua influência e credibilidade junto do seu público.

O manual de normas gráficas reúne as informações relevantes acerca da identidade visual da empresa e o seu objetivo principal é criar um guia para que as diferentes aplicações do logótipo sejam coerentes com o original. Só assim, é possível criar uma personalidade única e memorável.

A consistência é essencial no uso da identidade visual e o manual de normas gráficas define, as regras necessárias para que esta coerência exista.

Neste documento são definidas as características da identidade visual e elementos gráficos complementares, que asseguram a maneira correta como a marca deve ser utilizada, evitando erros nos momentos de ser reproduzida.

Assim, caso seja necessário produzir materiais gráficos como, cartões de visita, flyers, envelopes, lonas ou decoração de viaturas, a identidade visual não será alterada.

Personalidade da marca

Se a sua marca fosse uma pessoa, como seria ela? Seria rebelde? Extrovertida? Ambiciosa? Quais seriam os seus valores e motivações? Estas perguntas irão ajudá-lo a criar uma imagem mental mais clara sobre qual será a personalidade da sua marca.

Leia no nosso blog sobre os arquétipos das marcas. Poderá ajudá-lo a entender melhor este assunto.

                   

Canais

Não precisa estar presente em todos os canais de comunicação, mas alguns, têm um papel estratégico no crescimento do seu negócio. Procure e priorize os canais que melhor representam a personalidade da sua marca.

É muito importante a criação de um site institucional, para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa do Google e a criação de pelo menos uma página na rede social que mais faça sentido para o seu negócio, pois a comunidade online é um peso gigante em potenciais clientes e oportunidades de negócio.                                    

Conteúdo

Tal como os canais de comunicação, a escolha da mensagem transmitida deve corresponder com os valores e a personalidade da marca. A oferta de conteúdo de valor, consegue envolver o público e construir uma imagem positiva em torno da marca. É possível fazer isso, por exemplo, através de textos em blog ou publicações nas redes sociais, tendo sempre em conta a personalidade da marca e a preferência do seu público.

Linguagem

Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? É preciso adequar o tom e a linguagem ao público.

O tom de voz, define a maneira como vai dirigir-se ao seu publico, se de forma mais formal ou mais descontraída. A linguagem define as palavras e as expressões usadas na comunicação que farão sentido para o seu publico.

Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para a sua marca.

START

Cinco passos essenciais para iniciar um branding de sucesso:

•Definição do nome — Seja original, idealize algo de acordo com os princípios e valores da empresa e o público alvo;

•Identidade Visual — Defina o conceito da marca e crie a identidade visual, tendo em conta a personalidade da marca ao escolher formas, cores e tipo de fontes utilizadas. A criação do Manual de Normas Gráficas, é essencial para assegurar que ao longo do tempo, nenhuma das características da sua identidade visual se perde.

•Registo da Marca — É fundamental para garantir que mais ninguém a use;

•Site — De nada vale fazer um excelente trabalho nos pontos acima mencionados, se depois o seu público pesquisar por si na internet e não o encontrar. Estar presente nos resultados de pesquisa do Google, para divulgar a sua marca é essencial.  

•Marketing Digital — Divulgue a sua marca através de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, ou com estratégias como Marketing de Conteúdo.

tags: #Branding

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