CRM O que é?
CRM — O que é?
A sigla Customer Relationship Management, em português significa, Gestão de Relacionamento com o Cliente. O seu principal objetivo, é auxiliar as empresas a angariar e fidelizar clientes ou leads, através de uma melhor compreensão das suas necessidades e expectativas.
A gestão de relacionamento com o cliente, é uma estratégia voltada para a compreensão e antecipação das necessidades dos clientes. É uma filosofia de negócio e um processo que está diretamente ligado com os três principais pilares do marketing.
Como funciona um CRM?
O CRM é utilizado para recolher dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento dessas informações.
Capacita a sua empresa, a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir.
A plataforma organiza as contas e os contactos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.
O CRM é uma ferramenta focada no processo de satisfação e construção de um relacionamento de longo prazo, com os clientes.
Segundo Kotler, “conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os clientes que já possui''.
Por isso, utilizar ferramentas como o CRM, que permite a fidelização de um cliente, são estratégias corporativas a definir e implementar.
As 3 grandes áreas de atuação do CRM
A Gestão de Relacionamento com o cliente abrange, na generalidade, três grandes áreas:
Automatização da gestão de marketing — consiste no uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência do marketing.
Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas — simplifica o atendimento e agiliza as operações internas. Melhora processos eliminando erros e sobreposição de tarefas. Reduz e por vezes até dispensa a intervenção humana.
Gestão dos serviços ao cliente — conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que ajudam a gerir e analisar os dados do cliente ou qualquer outro tipo de interação durante o ciclo de vida dele.
Tipos de CRM:
CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todas as ferramentas tecnológicas para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.
CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contacto do cliente com a empresa. Estes pontos de contacto devem estar preparados para interagir com o cliente e distribuir as informações recolhidas para os sistemas do CRM operacional.
CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes de uma empresa e após análise destas informações, determina qual a estratégia a seguir para atender as diferentes necessidades dos clientes identificados.
CRM Estratégico: utiliza a pesquisa de mercado para apoiar os outros tipos de CRM que possam ser implementados. Ou seja, graças a um estudo de mercado, antecipa-se às necessidades dos consumidores.
As Principais Funções do CRM:
- Gerir os seus contactos (leads, clientes, contactos, parceiros).
- Identificar e definir o perfil dos clientes.
- Organizar e otimizar a comunicação com os seus clientes.
- Acompanhar e otimizar os processos de encomendas e faturação.
- Antecipar a evolução do mercado.
- Organizar uma assistência técnica eficiente e personalizada.
As Vantagens do CRM:
As vantagens de um gestor de relações com clientes são principalmente económicas e estratégicas:
Permitir a centralização das informações. Por ser uma solução em nuvem facilita o acesso rápido e em qualquer localização.
Aumentar a taxa de fidelização dos clientes, que custa 5 vezes menos do que conquistar novos.
Economizar tempo graças à automatização de inúmeras tarefas, logo, aumentar a produtividade.
Otimizar a colaboração entre os diversos departamentos da empresa (comercial, marketing e serviço pós-venda).
Melhorar a resposta face a um problema específico, por exemplo, diminuição dos volumes de venda.
Contribuir para a vantagem competitiva da empresa, nomeadamente com campanhas de marketing sólidas.
Aumentar os lucros da empresa (margem em cada cliente).
Permitir uma visão mais ampla do negócio (a partir da centralização e integração entre setores).
Implementação do CRM — Principais passos
O processo de implementação, pode ser dividido em oito etapas que envolvem, planeamento, execução, monitorização e avaliação, mediante os objetivos criados para cada uma delas.
Análise e mapeamento do negócio:
Esta etapa é importante para poder identificar as reais necessidades da sua empresa e o contexto da implementação do CRM.
Definição dos objetivos:
Definição dos objetivos que alcançará com a implementação. Por exemplo, se a empresa precisa aumentar a fidelização de clientes, crescer na qualificação de leads, rentabilizar ou reduzir custos em alguma área específica.
Apresentação da estratégia para a equipa:
Ao apresentar a nova ferramenta empresarial, é importante definir a equipa que será envolvida no CRM e as responsabilidades de cada um. Este processo ajudará a organizar e estabelecer também os níveis de acesso à ferramenta.
Escolha do tipo de CRM que será implementado:
Para escolher o que se encaixa melhor no seu perfil, avalie as suas necessidades e o seu orçamento.
Mapeamento de processos:
Organizar e criar um esquema de atividades para cada processo que será desenvolvido. Neste fluxograma pode identificar os responsáveis de cada área, além de prazos, atuações e possíveis resultados.
Implementação da ferramenta de CRM:
São utilizadas todas as informações organizadas nas etapas anteriores para fazer as devidas configurações. Neste passo, tem também a opção de personalizar o ‘software’ conforme as necessidades da sua empresa e definir as atividades de cada utilizador.
Reserve tempo para fazer a migração dos dados no sistema sem pressa. É um passo importante, pois o ideal é que só comece a trabalhar efetivamente com o CRM depois que a transferência estiver concluída.
Apresentação da nova cultura empresarial e treino da equipa:
Mostre os detalhes do projeto, incluindo o cronograma de implantação e os benefícios que a ferramenta trará a todas as áreas da empresa. O próximo passo é treinar a equipa envolvida no uso do ‘software’. Este processo pode levar algum tempo, visto que alguns colaboradores podem ter mais dificuldades do que outros, mas o CRM geralmente é um ‘software’ intuitivo e o treino não apresenta muitas dificuldades.
Manutenção e monitorização:
Após a implementação do CRM na sua empresa, é importante manter uma regular monitorização e manutenção da ferramenta. Analise os resultados e, se necessário, ajuste os processos para reduzir as hipóteses de prejudicar a estratégia. Se perceber que algum custo está acima do esperado, por exemplo, é possível ajustar para acelerar o processo de vendas.